Cursos

APRESENTAÇÃO

No Brasil, inúmeros são os casos em que a administração, o controle e o gerenciamento de frotas ainda não alcançaram níveis mínimos de eficiência e confiabilidade. A falta de controles adequados, aliada à baixa especialização no gerenciamento, tem gerado um desperdício muito maior do que supõe a maioria das empresas e entidades operadoras de frotas. Os cursos objetivam oferecer aos participantes subsídios para uma administração racional da frota. Nesse sentido, de forma prática, com a apresentação de estudos de caso e a execução de diversos exercícios, abordam itens que vão desde a estrutura organizacional do Departamento de Frotas até a proposição de ações para a efetiva redução de custos e o aumento da produtividade dos veículos e máquinas.

SOBRE OS CURSOS

Disponíveis nas versões de 12, 16 e 24 h de carga horária, abordam de forma ampla a administração de frotas, incluindo itens como missão, políticas, objetivos, metas, planos, procedimentos, obstáculos e indicadores, enfatizando o passo a passo da logística de manutenção e os custos operacionais decorrentes.

PÚBLICO-ALVO

Gerentes, supervisores, engenheiros, técnicos e profissionais de entidades públicas e privadas que, direta ou indiretamente, lidam com frotas de máquinas e veículos rodoviários de cargas ou de passageiros.

METODOLOGIA

Através da projeção de slides, o conteúdo programático é apresentado com o acompanhamento por apostila. O curso é eminentemente prático, com a explanação de situações reais e discussões de forma interativa e por meio de dinâmicas.

PALESTRANTE
FREDERICO JUNQUEIRA NICOLAU

Engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da USP (1989) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (1992). Atuou na área de Coordenadoria Técnica de Transportes Superdimensionados e como Engenheiro de Manutenção de Frotas em empresa de grande porte. Instrutor do curso “Controle de Frotas no Serviço Público” desde 1996, oferecido pelo IBRAP – Instituto Brasileiro de Administração Pública. Instrutor do curso “Gestão de Frotas” desde 2010, oferecido pela SOBRATEMA – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração. Consultor de empresas e sócio-diretor da Pró User Consultoria e Informática, onde desde 1991 se dedica ao desenvolvimento de sistemas de gestão para frotas de veículos e máquinas.”